Quantidade de Páginas visitadas

Perfil e atribuições do/a representante de turma e Professor Conselheiro

O/A Representante de Turma deverá tratar com seriedade a vida estudantil em todos os aspectos por ela compreendidos, servindo como referencial de boa conduta no exercício de seu papel na Organização Escolar. Não é ter o poder de mandar nos colegas, mas é ter a oportunidade de colaborar na organização, na disciplina e no bom desempenho escolar da sua turma.


  São atribuições do/a Representante de Turma

* Representar a turma perante a Direção do Colégio, Equipe Pedagógica , professores e demais membros da Comunidade Escolar.

* Colaborar com todas as iniciativas da escola para que se estabeleça uma única linha de ação em relação aos direitos e deveres do corpo discente.

* Buscar ser exemplar nos mais diversos aspectos da vida estudantil: pontualidade; assiduidade; responsabilidade; boa educação e respeito por todos os partícipes da Comunidade Escolar.

* Informar à Equipe Pedagógica sobre a ocorrência de situações irregulares, dificuldades individuais ou da turma. Ex.: Ausência prolongada de colegas; gazeta de aulas; etc.

* Comparecer à reunião com os demais Representantes quando convocado.

* Transmitir aos colegas com responsabilidade, respeito e imparcialidade as informações que lhes forem confiadas com esse intuito.

* Conscientizar os colegas sobre a necessidade de observar e seguir as normas disciplinares.

* Estar disponível para prestar informações aos colegas (ausentes às aulas) sobre conteúdos trabalhados, avaliações (provas, trabalhos) previstas ou realizadas.

* Ajudar na organização da sala, (cuidados com cartazes, conservação das carteiras, cortinas, paredes, equipamentos em sala de aula, etc).

* Acompanhar e auxiliar o docente em atividades relacionadas com a disciplina.

São atribuições do Professor Conselheiro

* Acompanhar a turma que representa, auxiliando-a na busca de superar as dificuldades de convivência, tanto entre os alunos como entre estes e os professores, podendo, para tanto, levar o problema para a Supervisão. Orientação, ou para o Conselho de Classe.

*  Orientar no respeito a Hierarquia da Escola; nas cerimônias cívicas; quanto ao respeito mútuo e hábitos de estudos; para ter um espírito crítico, colaborar e apresentar soluções.

* Incentivar a melhora na disciplina e no rendimento escolar; na conservação do material existente em sala de aula; na participação das atividades esportivas, maratonas, concursos em geral, festa junina e outros.

* Realizar eleição do Representante de Turma.

* Auxiliar no trabalho de orientação profissional, formatura e outros; na conservação da higiene dos banheiros, sala de aula, pátio e demais dependências, na organização de carteiras, etc.

* Estimular o sentimento de simpatia e confiança entre os alunos de turma; no contato entre a turma e a equipe pedagógica; a autoavaliação e turma.

* Avaliar os resultados de sua atuação, junto aos alunos.

Equipe Pedagógica.




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito